Marketing Digital de A a Z

AdBlocking

Extensão para navegadores que bloqueia toda e qualquer publicidade na internet, desde que o usuário a autorize e implemente.

Analytics Real Time

Como o nome sugere, analytics real time significa a capacidade da empresa utilizar dados para guiar suas ações em tempo real. Sites de comércio eletrônico, por exemplo, podem promover ofertas específicas para determinados clientes enquanto eles navegam pelo site, mas esta é uma necessidade de marcas de qualquer segmento. No caso da ferramenta de Analytics da Adobe, além de proteger seus dados, ela torna possível uma visão completa e organizada sobre hábitos e preferências dos consumidores. É conhecimento capaz de balizar decisões com maior assertividade e transparência.

API

Sigla de Application Programming Interface. API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Um exemplo é o próprio RD Station, que possibilita integrações com sites e outros softwares por meio da API.

Automação de Marketing

Plataformas de tecnologia que permitem a execução de ações de marketing digital de maneira automatizada para facilitar o trabalho e acelerar resultados. Em geral, o termo é mais utilizado no contexto de compra de inventário em sites a partir de perfis de audiência (mídia programática) e disparo de e-mails a partir de um comportamento específico do usuário.

Autoridade de página

É o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para ela são os principais elementos analisados para isso.

ASP

Active Server Pages, em português, ou Páginas Ativas de Servidorsão páginas de internet criadas dinamicamente pelo servidor.

Big Data

Conceito que ganhou força no início dos anos 2000 e descreve o enorme volume de dados, estruturados ou não, que impactam os negócios. No entanto, o importante não é a quantidade de dados, mas, sim, o que as empresas fazem com essa informação. Big Data pode ser direcionado para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

Bounce Rate

Traduzido como “taxa de rejeição”, é a porcentagem que indica quantos visitantes acessaram uma única página do site de sua empresa e saíram em seguida, sem continuar a navegação. A rejeição pode ocorrer porque a página tem problemas de design, utilização ou porque o visitante encontrou todas as informações que buscava nessa única página.

Branded Content

É o conteúdo de marca com narrativa, focado e baseado em histórias de e para pessoas, que conta com investimento de uma empresa para ser produzido. A marca se conecta ao formato criando e apoiando projetos que traduzam sua essência, seu propósito e, acima de tudo, que sejam significativos para a vida de seus consumidores.

Busca orgânica

É a forma como os termos relacionados à marca e suas propriedades digitais vão aparecer gratuitamente e de forma natural no ranking dos buscadores, dependendo da sua relevância para a busca realizada.

CAC

Custo de Aquisição do Cliente. É uma medida significativa para empresas que querem saber quanto estão investindo para conquistar cada novo cliente. Isso é útil, pois ajuda a definir o orçamento e as ações de marketing.

CAN-SPAM

Abreviatura de Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography and Marketing Act. Trata-se de uma Lei assinada pelo então presidente George W. Bush, nos Estados Unidos, no fim de 2003, que proíbe e-mails comerciais não solicitados.

CDO

Sigla para Chief Data Officer. É o diretor executivo de dados contratado pelas empresas para transformar toneladas de informações em novos produtos, negócios e serviços.

Cloud

Nuvem”, na tradução literal, representa a entrega da computação como um serviço em vez de um produto, no qual recursos compartilhados, softwares e informações são fornecidas e organizadas, permitindo o acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Por exemplo, todos os softwares da Adobe atualmente podem ser acessados a partir de qualquer lugar por meio de quaisquer dispositivos conectados.

Cloud Computing

É a computação como um serviço em vez de um produto, por meio do qual recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à internet.

Closed-Loop Marketing

A definição de CLM (Closed Loop Marketing) é basicamente colher os feedbacks da apresentação realizada a fim de refinar a mensagem para o próximo impacto, fazendo com que o conteúdo seja melhorado de maneira cíclica para aumentar a aderência da mensagem.

CMS

Custom Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é um aplicativo ou uma plataforma de tecnologia utilizados para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma organizada.

Content Marketing

Diferentemente do Branded Content, que é mais centrado nas pessoas, o Content Marketing alimenta canais proprietários das empresas – perfis em redes sociais, re - vistas customizadas e blogs corporativos – com mensagens e formatos que destacam valores, serviços, produtos e executivos.

Conversão

Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário faça. Exemplos: preencher um formulário, efetivar uma compra, assinar um teste etc.

Conversion Path

É o “caminho de conversão”, ou seja, a descrição dos passos do usuário até chegar à conversão.

Content Syndication

É quando uma marca utiliza o potencial e a relevância de seu próprio conteúdo para popularizar outros sites e canais digitais atraindo, desta forma, tráfego e, posteriormente, conversão.

Cookies

São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras ao site é possível identificar o visitante e suas preferências.

CPC

Custo por clique é uma forma de cobrar por serviços como anúncios patrocinados, nos quais o pagamento é feito pelo número de cliques que o anúncio recebe.

CPA

Custo para aquisição. É uma forma de pagamento como o CPC, mas calculada pelas conversões feitas e não pelos cliques.

CRM

Sigla para Customer Relationship Management (gerenciamento de relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações, além de controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos etc.).

CRO

Sigla para Conversion Rate Optimization (otimização de taxa de conversão). Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realizam as conversões desejadas no site da empresa.

CSS

Sigla para Cascading Style Sheets. É uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc

CTA

A tradução literal para Call-to-Action seria “chamada para ação”. São comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo. Exemplos: “clique aqui” e “aproveite essa oferta”.

Formulário de conversão

Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, etc.).

Cross-Channel Campaign

É a integração da comunicação entre diversos canais para atrair e conquistar consumidores por meio da unidade da presença de marca, independentemente do canal da mensagem. Uma boa cross-channel campaign, baseada em tecnologias robustas, unifica não apenas as ações de marketing mas também as atividades comerciais para construir uma identidade sólida para a marca.

Crowdsourcing

Contribuição Colaborativa ou Colaboração Coletiva é a forma de obter recursos para a criação de um serviço ou um produto com a colaboração de um grande grupo de pessoas por meio da internet.

Data-Driven Marketing

É o marketing orientado pela inteligência de dados. A partir do momento em que empresas entendem a importância dos dados e passam a utilizá-los de forma estratégica, é possível otimizar investimentos, tornando-os mais assertivos, além de criar experiências personalizadas para a jornada dos consumidores. Dados organizados e centralizados permitem à marca conhecer mais e melhor seus consumidores e, desta forma, definir ações e investimentos com mais assertividade, além de ajustá-los em tempo real.

Design Responsivo

O design responsivo permite adequar um site aos mais diversos tamanhos e resoluções de tela – desde uma TV gigante até um smartphone pequeno. Com isso, as marcas não precisam criar sites diferentes para mobile e desktops, por exemplo.

DMP

Data Management Platform (DMP) é a plataforma que armazena dados de interação de usuário com a marca, desde a impressão até a conversão.

DSP

Demand Side Platforms (DSP) é o ambiente que permite a compra de publicidade de forma programática, ou seja, automatizada, já que concentra variedade de inventários divididos por perfil de audiência

Engagement Rate

É a métrica que indica o nível de engajamento que um conteúdo alcançou com a sua audiência. Ela mostra quantas pessoas interagiram com o conteúdo de marca por meio de comentários, compartilhamentos ou curtidas.

Ephemeral Marketing

É uma mensagem ou conteúdo que fica visível apenas por um período limitado – ou efêmero, como o próprio nome sugere – e depois desaparece. Uma plataforma popular de mensagens efêmeras, por exemplo, é o Snapchat.

Evergreen Content

Pode ser definido como aquele tipo de conteúdo que é sempre relevante e nunca sai de moda.

Funil de vendas

Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em: Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Em estratégias de marketing digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis

  • Tofu: sigla para Topo de Funil (Top of the funnel) – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.
  • Mofu: sigla para Meio de Funil (Middle of the funnel) – estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.
  • Bofu: sigla para Fundo de Funil (bottom of the funnel) – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele

Geração de Leads

Converter os visitantes do site da empresa em usuários que deixam dados de contato para receber mais informações, como newsletters (leads).

Growth Hacking

Metodologia que encontra oportunidades e brechas (hacks) para criar estratégias específicas com o objetivo de alcançar resultados rápidos para atingir o crescimento – quer seja de uma base de clientes ou de vendas.

Hashtag

São palavras-chave (ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão) antecedidas pelo símbolo #. Hashtags são usadas principalmente para indexar assuntos nas redes sociais.

Inbound Marketing

O termo é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa e, para isso, cria-se conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais para atingir o público-alvo e construir um relacionamento com ele.

Inteligência Artificial

É um ramo da ciência da computação que simula a capacidade do cérebro humano de raciocinar, tomar decisões e resolver desafios. É uma espécie de máquina de aprendizado (machine learning) que considera o contexto do desafio para propor soluções e auxiliar decisões humanas.

IoT

Sigla de Internet of Things. É a interligação de objetos do mundo real com o mundo virtual por meio de sensores (RFID) que permitem troca de informações sobre status, localização, funcionalidades e problemas.

Landing Page

O termo pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site. No entanto, no contexto de marketing digital, costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão. O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.

Lead

Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente. Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo Funil de venda até que se torne um cliente.

Lead Scoring

Algoritmo que define uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, analisando se ele é qualificado ou não.

Long tail keyword

Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. São boas apostas para quem ainda não tem muito alcance, mas precisa ganhar mais relevância. Por exemplo: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”

LTV

O Lifetime Value é o cálculo do valor de cada cliente para o seu negócio. Para fazer essa conta é preciso saber o valor médio que ele gasta com seus produtos (ao longo do tempo em que mantém um relacionamento com seu negócio) versus o quanto você investe na retenção desse cliente.

Marketing Preditivo

É a utilização de dados para prever quais ações de marketing têm mais chances de ter sucesso e tomar decisões mais inteligentes e acertadas.

Metadados

São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.

Meta descrição (Meta description)

É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores.

Mídia Programática

É uma maneira automatizada de comprar e vender mídia por meio de ferramentas online que segmentam audiência, distribuindo a publicidade para o público certo, no melhor contexto para a mensagem e o objetivo da campanha. Desta forma, a automação também otimiza os investimentos, uma vez que há total transparência sobre o budget, além do acompanhamento em tempo real, de forma detalhada, sobre a performance da comunicação.

Native Advertising

A publicidade nativa (nome em português) é uma mídia paga que assume a forma e o conteúdo do meio em que é veiculada, proporcionando uma experiência publicitária espontânea ao usuário impactado. Se a publicidade nativa estiver em um site de notícias, por exemplo, ela terá forma e conteúdo semelhantes aos dos conteúdos editoriais para não provocar uma interrupção na atividade do usuário. Deve ser identificada como publicidade (post patrocinado ou conteúdo oferecido).

Nutrição de Leads

Técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de e-mails após uma determinada ação com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de vendas e aproximá-lo do momento da compra.

Opt-in

É a escolha de optar por receber informações via e-mail ao inscrever seu endereço de e-mail em formulários de sites, cedendo, assim, permissão para entrarem em contato com o usuário.

Opt-in duplo

É a prática de enviar para o usuário um e-mail de confirmação da assinatura em sua lista. Ele só receberá os e-mails seguintes se clicar nessa mensagem.

Otimização de Mídia

É a utilização de dados para aumentar a eficiência na compra de mídia e no desenvolvimento de campanhas de performance. Uma marca que adota uma estratégia orientada em dados – a partir de insights poderosos gerados pelas ferramentas da Adobe – pode otimizar os investimentos em mídia, pois trabalha a partir de informações dos consumidores, seus hábitos e preferências, abordando-os no melhor contexto para cada mensagem e desafio.

Palavra-chave

Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Em SEO, é com base nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Por exemplo, em um texto sobre uma nova versão light para ração de cachorro, a palavra-chave pode ser “ração light para cachorro”.

Retargeting

Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site. Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do usuário.

SAAS

Do inglês Software as a Service (SaaS)), o software como serviço é uma forma de distribuição e comercialização de software. Serviços de música, vídeos, envio de e-mails, publicação de conteúdo e outros que permitem contratação e execução online, a partir de qualquer lugar, enquadram-se nesta categoria, que está intimamente ligada ao conceito de cloud.

Segmentação de Leads

Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de e-mail marketing é indicado segmentar a base de contatos, de acordo com um determinado critério. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.

Taxa de conversão

Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70%, isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.

UI

User Interface ou Interface do Usuário. É o meio pelo qual uma pessoa interage e controla um dispositivo, software ou aplicativo. Esse controle pode ser feito através de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário.

UX

Sigla para User Experience (em português, experiência do usuário). É o conjunto de práticas e teorias utilizadas basicamente para gerenciar os impactos emocionais e funcionais que um produto ou serviço deve gerar no cliente ou usuário.

Test A/B

Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com quatro campos e uma versão com oito campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.

Webinar

Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.

CTR

Sigla para Click through Rate. É o número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio publicado. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois aqueles com baixa CTR têm poucos cliques em relação às visualizações e geralmente custam mais caro – por isso, devem ser otimizados.

KPI

Sigla para Key Performance Indicators. São indicadores definidos para medir o progresso das ações a fim de atingir um determinado objetivo.

Location Based Marketing

É o marketing baseado na localização do usuário. Refere-se a uma estratégia de marketing direto que usa a geolocalização de um dispositivo móvel para alcançar o cliente com alguma promoção da empresa.

Pageviews

São as visualizações de páginas de um site. Mas atenção: as visualizações de página são diferentes das visitas. Para torná-lo mais claro, em uma visita, você pode ter mais de uma exibição da mesma página, isso depende de quantas vezes o usuário a inseriu.

Realidade Virtual

É uma tecnologia de interface capaz de "enganar" os sentidos através de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema de computador digital. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite uma imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

ROI

Sigla para Return on Investment (Retorno do investimento). É a relação entre o ganho (ou perda) e o que foi investido nos esforços de marketing.

SEM

Search Engine Marketing. O SEM é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. Geralmente, o SEM é dividido entre SEO (otimização de um site para aparecer na busca orgânica) e anúncios em links patrocinados.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismo de busca). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que buscam melhorar o posicionamento de páginas de um site com mecanismos de busca.

Visita

É o acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita a um site, por exemplo. Se você fechar o site e acessar novamente num intervalo de 3 minutos, isso será contado como duas visitas do mesmo visitante.

Visitante

É o usuário que realiza atividades no site durante uma sessão.

Visitante Único

É o visitante que já entrou em um determinado site e tem um cookie instalado em seu dispositivo ou computador. Será contado como o mesmo visitante nos diferentes sites.
Dessa forma, é possível saber quantos visitantes um site possui, sem contar um usuário mais de uma vez.

Visitantes de Retorno

É um visitante único que entrou em um site mais de uma vez.

Web Analytics

É a ação de medir, coletar, analisar e relatar os dados da Internet, com o objetivo de entender e melhorar a experiência do consumidor, otimizando os resultados das ações no site e em outros canais digitais.